Grupo Escoteiro Leões de Blumenau - 2013

 GELB
Sobre o escotismo
Como Participar
História do Leões
Diretoria
Contato
 Atividades
Programação 2013
 Seções
Alcatéia I
Alcatéia II
Alcatéia III
Tropa I
Tropa II
Tropa III
Tropa Sênior / Guia
Clã Pioneiro
Clube Flor de Lis
 Saiba Mais
Palavras do Presidente
Artigos
Fotos e Vídeos
100 anos de escotismo em Blumenau 21.02.2013
Quando Baden-Powell resolveu testar suas ideias de um novo método educativo para garotos organizando um acampamento na ilha de Brownsea (Inglaterra) em Agosto de 1907, não imaginava que havia plantado a semente de um dos mais poderosos meios de influenciar positivamente crianças e jovens ao redor do mundo: o Escotismo. Ao pensarmos em escoteiros, rapidamente nos vêm à mente o contato com a natureza, a vida ao ar livre, as aventuras e desafios. Contudo, estes e outros elementos motivacionais aos jovens fazem parte de um bem tramado sistema de educação não formal cujo objetivo é desenvolver o caráter, baseado em um sistema de valores: honra, lealdade, amizade, responsabilidade, solidariedade, alegria e respeito. Isto fez com que o movimento escoteiro rapidamente conquistasse o mundo, se espalhando na Europa e nos outros continentes em poucos anos de existência.

No Brasil temos a chegada do Escotismo em 1910, na então capital federal, Rio de Janeiro. Em Blumenau é fundado em 13/Janeiro/1913 o primeiro Grupo Escoteiro do sul do Brasil, pelas mãos do professor da Escola Nova (Neue Schule) Curt Böttner, ligado a uma associação escoteira da Alemanha. Por isto, festejamos por completar 100 anos de participação ativa em nossa região, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens e da sociedade. Dezenas de milhares de meninos e meninas já vivenciaram a fraternidade escoteira em nossa região, unindo-se aos mais de 300 milhões que participaram do escotismo em todo o mundo ao longo deste período. Hoje são mais de 30 milhões em 216 países e territórios. Em Blumenau somos 5 grupos escoteiros abrigando mais de 600 participantes, entre crianças, jovens e adultos voluntários. E esta é uma característica fundamental do Escotismo – o voluntariado. A entrega abnegada por parte de adultos, que acreditam em um futuro melhor e querem ajudar a criá-lo, permite que jovens estejam alegremente praticando Escotismo.

Abrimos um ano que será marcado por diferentes eventos celebrando este centenário. Você, leitor, ouvirá muito mais sobre os escoteiros ao longo dos próximos meses e torço para que se junte a nós de alguma forma. Sempre Alerta!

Marcel Hugo
Diretor Presidente do GELB - Gestão 2013 - 2014
Ser Chefe É... Ser Chefe 06.08.2010
Meus amigos....chefes, diretores, ex-chefes e ex-diretores...

A mensagem abaixo já é bem conhecida, mas é significativa e verdadeira...
Por isso... considero cada um de vocês VERDADEIROS HERÓIS, num contexto onde a maioria só pensa em sí, ao contrário de vocês que doam seu precioso tempo para se dedicarem aos jovens, que com certeza farão a diferença, para que possamos ter a esperança de um MUNDO MELHOR.

UM FORTE ABRAÇO FRATERNO E
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR


SER CHEFE É... SER CHEFE

Ser Chefe é ser artista, malabarista, passista,
equilibrista, pintor, escultor, doutor, é ser professor.
É ser mãe, pai, irmão, irmã, avô, avó...

Só???

É ser palhaço, estilhaço, espantalho, bagaço...
Psicólogo, musicólogo...
É ser ciências, é ser ação...

Para uns é Cristo, para outros demônio,
para este malquisto, para aquele, um sonho...

É ser bússola, é ser farol, é ser luz, é ser sol.
Impele para o bem, impele para o mal...
Incompreendido ?? ... É muito.
Definido ?? ... Nunca.

Seu filho acertou ?? ... Claro é um gênio.
Seu filho errou ?? ... O chefe não ensinou.
Pra que serve o Chefe? É vício ou vocação ?
É uma coisa e outra.

É ter nas mãos o mundo de amanhã.
É ter nas mãos o mundo e não ter nada.

Amanhã os meninos saem do grupo ou trocam de ramo...

E ele, o chefe, de mãos vazias, tendo partido o coração,
olhos voltados para a sua estrela guia, esperando novas pestinhas.

Para transformá-los em homens, homens que cumprirão com seus deveres,
deveres para com Deus, com sua Pátria, seu próximo e consigo mesmo.

De repente surgem novos olhinhos ávidos de conhecimento...
E ele, o chefe, o líder vai desejando com ternura, o saber,
a orientação, nas cabecinhas novas, que luzirão no firmamento da Pátria.

Fica a saudade... A amizade...

E a satisfação de um pedaço da missão cumprida.
O pagamento real ? Só na eternidade.

FELIZ DIA DO CHEFE E...
MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO

Com um grande abraço Fraterno

Guilherme W. Weinzierl
Diretor Presidente do GELB
2010, Mais Um Ano Para O GELB 01.03.2010
É isso aí pessoal, mais um ano começou e, mais um ano para contabilizar na vida de nosso Grupo Escoteiro. Esse ano estamos indo para 52º ano desde que o Grupo Escoteiro Leões de Blumenau foi fundado, em 13 de agosto de 1958. Parece que foi ontem que comemoramos o cinqüentenário do GELB, é, mas......o tempo passa.

Este ano também temos muitas ações pela frente, muito a realizar e, para isso precisamos do empenho de todos, Diretoria, chefia, membros juvenis e pais.

Durante as férias muita coisa já aconteceu. Primeiro recebemos a visita do Grupo Escoteiro Verbo Divino, com 27 integrantes, 22 jovens e 5 chefes, que ficaram hospedados em nossa sede durante três dias e conheceram um pouco de nossa cidade.

Nossa sede também recebeu alguma atenção: foi realizada a descupinização de todo o madeirame, foi realizado a terraplenagem no pátio da tropa I e II e a limpeza da estrada que leva para a sede das Guias, foi renovado depois de 20 anos, a impermeabilização do teto dos banheiros, algumas escoteiras, junto com a sua chefia, botaram a mão na massa e renovaram a pintura da sede da Tropa I.

Houve também, digamos assim, uma reestruturação da cozinha do GELB, ou melhor, a Cecília, a Silvana, a Maria Carolina e a Luise, acharam que a cozinha precisava de um toque feminino.....e sendo assim, além de verificar, contar e catalogar todos os utensílios, pintaram a mesa, colocaram cortinas e forraram as prateleiras dos armários para assim dar uma visão mais bonita e moderna ao ambiente e, prometeram elas, que até começarem as atividades também irão pintar as paredes da cozinha.

Também, durante as férias, já alugamos a sede por quatro vezes, uma vez para a realização de uma gincana dos funcionários da Blucredi e em três ocasiões para comemoração de aniversários. Temos em vista a pintura interna dos banheiros e o início da reforma da sede da Tropa II,....esperamos que consigamos antes do início das atividades.

Muito está sendo planejado para 2010, como, por exemplo, a organização do Museu do escotismo de Blumenau, que deverá tomar lugar no casarão centenário em nossa sede e que já foi começado a ser reformado no final do ano passado.....temos que continuar o projeto.

Outra idéia para esse ano, e precisamos alguém para tomar frente a esse projeto, é abrirmos uma Trilha Ecológica em nossa sede. Temos uma área de quase 150 mil metros quadrados, formada em grande parte, ainda pela mata atlântica. O objetivo dessa trilha é colocar a disposição da comunidade e escolas uma fauna tão bonita e interessante que hoje só está à disposição dos membros do GELB.

Temos que continuar nossa campanha para levar o maior número de membros do GELB para o Jamboree Mundial na Suécia, em julho de 2011.

Outra notícia boa vem do Marcos Schroeder (membro da comissão fiscal), para quem não sabe é o pai da Luise e do Henrique, que nas férias foi visitar com a família o velho mundo e, estando na Alemanha, conseguiu adquirir três livros escritos pelo Professor Boettner, fundador do escotismo em Blumenau em 1913, e cujos livros trazem citações e histórias sobre o movimento escoteiro em nossa cidade.

Marcos já vem pesquisando a história do escotismo de Blumenau e região desde o ano passado, e se mostra muito entusiasmado com isso. O Escotismo e em especial nosso Grupo tem muito a ganhar com esse belo trabalho.

Muita coisa tem para ser feito, mas em primeiro lugar temos que iniciar as atividades, e para isso estamos lembrando e convidando a todos para estarem em nossa sede, as 13:30h no dia 6 de março, para a solenidade cívica, para assim juntos fazermos de 2010 um grande ano.

E não esqueçam, esse ano também teremos eleição para a diretoria 2011 / 2012.....precisamos de candidatos.

Desejo a todos os membros de nosso Grupo Escoteiro, um ano muito especial, de muitas alegrias e prosperidade, agradecendo desde já pelo trabalho voluntário e colaboração que receberemos nesse novo ano.

Sempre Alerta para Servir

Guilherme W. Weinzierl
Escoteiro É Eleito Vereador Mirim 01.03.2010
Nos dias 9, 10 e 11 de janeiro tivemos a honra da visita, em nossa cidade, do Grupo Escoteiro Verbo Divino da cidade de Santiago do Chile.

Os 5 chefes e 22 escoteiros ficaram hospedados em nossa sede, quando no dia 9 chegaram ao entardecer e aproveitaram para descansar. Dia 10 fizemos uma visita ao Parque Vila Germânica e, à noite, todos participaram da missa do Padre João, na Catedral de Blumenau. Já no dia 11, pela manhã visitamos o centro de Blumenau com visita a alguns pontos turísticos, pela tarde visitaram o CIC para algumas compras e em seguida continuaram sua viagem para Curitiba e Foz do Iguaçu.

O Grupo Escoteiro saiu de Santiago no dia 2 de janeiro, passando pela Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, novamente Argentina e voltando para o Chile, com chegada prevista para o dia 17 de janeiro.

Passamos momentos agradáveis em companhia dos escoteiros chilenos e também recebemos o convite, de novamente fazermos uma excursão para o Chile, como já o fizemos em 1994, excursão que fixou muitas e ótimas lembranças na memória dos escoteiros, chefes e pais que participaram naquela ocasião.

Fica o nosso agradecimento pela visita e novamente deixar a nossa sede a disposição, para quando quiserem voltar.

Agradeço também a Diretora Cecília, Chefe Carlos Ortiz, Cláudio e ao casal Omar e Carmem, que junto comigo deram toda a atenção possível para que nossos irmãos escoteiros pudessem se sentir bem acolhidos.

Guilherme

Escoteiro É Eleito Vereador Mirim 22.12.2009
O Escoteiro Paulo Mayerle Queiroz, de nosso Grupo Escoteiro, foi eleito Vereador Mirim da cidade de Blumenau, para o ano de 2010.

Estudante da 6ª Série do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, Paulo foi um dos seis candidatos ao pleito e foi eleito com 335 votos, representando mais de 50% dos votos.

A solenidade de diplomação aconteceu na Câmara de Vereadores de Blumenau, no dia 11 de dezembro passado.

Queremos desejar ao Paulo muitas felicidades e um bom trabalho, e temos certeza que irá representar com muita dignidade e dedicação os jovens de nossa cidade.

Encerramento das Atividades 13.12.2009
Por: Letícia Haertel

Sábado, dia 5 de dezembro, encerraram-se as atividades em nosso Grupo Escoteiro. A última atividade do ano teve início às 15 horas, com cada seção fazendo suas atividades separadamente até as 18:30, com o último arriamento geral do ano.

Em seguida, foi servido um lanche, e às 20:30 começou o fogo de conselho, em que todas as seções se apresentaram.

Todos se divertiram muito, e após o término do fogo, todos ficaram emocionados, e despediram-se dos irmãos escoteiros depois de mais um ano de boas atividades. Foi um ano muito bom em todos os sentidos para o nosso grupo e para o escotismo, e que ano que vem seja ainda melhor.

A todos, boas festas, e um feliz 2010!
XXIII ELO Nacional 24.11.2009
Por: Letícia Haertel

Nos dias 31 de outubro a 2 de novembro, aconteceu o XXIII ELO Nacional, uma atividade especial, em que cada distrito monta um acampamento que acontece na mesma data que o de todos os outros.

Neles, constam atividades para todos os ramos, sempre em torno do mesmo tema. Esse ano, o tema foi inclusão, o qual muitas bases exploraram. No Distrito Vale, do qual o GELB faz parte, participaram 477 membros do movimento, e foi um sucesso.

Entre os lobos, a atividade que fez mais sucesso foi a corrida de barcos. Os escoteiros se divertiram muito na tirolesa, aprendendo novas comidas mateiras, jogando tripé, e tendo pequenas palestras.

A atividade favorita dos seniores foi, em quase unanimidade, o rapel na cachoeira; e para os pioneiros, a visita ao orfanato foi uma das melhores atividades. Mas o que todos os ramos e escotistas entraram em consenso foi que o banho de piscina e as descidas no toboágua foram ótimos para refrescar, pois estava realmente muito calor.

Durante as noites, o agito não parava. Na primeira, aconteceu uma festa à fantasia ao ar livre, que contava com DJ, os "Sombras", músicas divertidas, e premiação para os cinco melhores trajes. Na segunda noite, houve um fogo de conselho especial, em que as apresentações eram da chefia e em cima de um palco, além de vídeos das atividades. Depois do fogo, os seniores tiveram um emocionante jogo noturno.

Tenho certeza que todos os participantes levaram consigo boas lembranças e amizades desse acampamento, e aguardam ansiosamente para o próximo.

JOTI 2009 28.10.2009
Por: Letícia Haertel

Sexta, dia 16, 9 horas da noite, vários escoteiros ligaram seus computadores para participar de uma gincana virtual que deixou milhares de jovens acordados até altas horas. Estava começando o JOTI (Jamboree On The Internet), uma seqüência de provas que, além de muita diversão e conhecimento, nos dá a oportunidade de ter amigos em todos os lugares.

O JOTI acontece no mundo todo, mas é dividido em pequenas gincanas, de acordo com a língua falada no país. O Brasil participou junto com Portugal, Macau, Angola, Cabo Verde e Moçambique, no JOTI Lusófono.

O JOTI Lusófono de 2009 foi composto de 28 tarefas, que deviam ser cumpridas dentro e fora da internet. Tudo deveria ser publicado na internet, por meio do blog da base (como se fossem patrulhas). A última tarefa foi publicada à meia noite de sábado, para que no domingo todos pudessem cumpri-las. O prazo final para a apresentação estava previsto para as 20:00, mas acabou sendo adiado para as 20:50, pois houveram muitos pedidos. No JOTI não existem ganhadores ou perdedores, existe apenas a excelência e a superação, de fazer o seu melhor possível.

O GELB no JOTI: O GELB teve sua participação com duas bases: "GELB! É nóis" – composta por algumas pessoas da Tropa 1 e uma da Tropa 3; e a "TROPA 2 GELB" – composta pelos garotos da Tropa 2. A "GELB!" É nóis ficou em classificação Diamante (máxima), e a "Tropa 2 GELB" ficou em Ouro. Apenas duas bases em todos os países participantes do JOTI Lusófono conseguiram 100% na classificação final: "GELB! É nóis" e "GE CONTINENTE 67/SC".

Para mais informações, acesse: www.jotibrasil.org.br

Eco Challenge 22.10.2009

Por: Letícia Haertel

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2009, aconteceu em Blumenau e região uma atividade esperada com muita ansiedade pelos Seniores e Guias, o ECO Challenge. Criada pelo Chefe Élio Lingner há 11 anos, consiste em uma corrida de aventura com percurso guiado por cartas topográficas e percorrido por diversos meios, como bicicleta, jornada e bóia-cross. Entrevistei o chefe responsável, para que todos possamos entender como surgiu e como funciona a atividade.

1. De onde veio a idéia para o ECO Challenge?
A idéia foi de realizar uma atividade de desafios na forma de corrida de aventura entre as patrulhas da tropa, juntamente com a presença dos pais dos jovens.

2. Quando e como foi o primeiro ECO? Quantas pessoas foram? Quais as atividades envolvidas?
O primeiro ECO foi realizado em 31/10 e 01/11/1998, com a presença das 4 patrulhas da tropa sênior (Monty Montrigan, Agulhas Negras, Kamayura e Karajás). A largada aconteceu no Faxinal do Bepe (em Indaial), e a chegada foi no GELB, totalizando um percurso de aproximadamente 70 km. A patrulha vencedora foi Monty Montrigan. Nessa primeira edição participaram 35 pessoas, entre elas seniores, chefes, pais e colaboradores. Foram realizadas as seguintes atividades: bike, jornada, bóia-cross e pista de orientação.

3. Como foi a evolução desde o primeiro ECO até esse último?
A evolução foi gradativa, a cada edição o ECO foi melhorando (tanto na qualidade das atividades, como também no grupo de chefes e colaboradores). Hoje podemos dizer que o ECO Challenge é uma atividade realizada por pessoas comprometidas e de grande experiência em atividades escoteiras, por tudo isso a atividade chegou a esse sucesso todo.

4. Como funciona essa atividade?
O Eco Challenge é uma atividade em forma de corrida de aventura, moldada especialmente para o movimento escoteiro. Com a participação de seniores e guias, agrupados em patrulhas de 4 a 6 membros, cada patrulha forma sua equipe de apoio, na qual podem participar chefes, pais, amigos e escoteiros, para dar todo suporte na atividade (como responsáveis pela montagem do acampamento, transporte dos equipamentos e pelas refeições). As regras básicas são iguais a uma corrida de aventura, vence quem percorrer o trajeto no menor tempo. O foco principal da atividade é a fraternidade escoteira, companheirismo e espírito de patrulha.

5. Como foi o 11º ECO? Quantas pessoas foram? Quais as atividades envolvidas?
O 11º Eco Challenge aconteceu do dia 25 a 27 de setembrode 2009, a largada foi em Indaial e a chegada foi no GELB. O percurso foi de aproximadamente 68 km, e quem venceu foi uma patrulha do GE Curt Hering. Em 2º lugar chegou a patrulha Agulhas Negras do GELB, e em 3º a patrulha Monty Montrigan, também do GELB. Participaram no total 10 patrulhas de 7 grupos escoteiros: GE Leões de Blumenau, GE Curt Hering)Blumenau), GE TBZ (Blumenau), GE Duque de Caxias (Indaial), GE Jacoritaba (Jaraguá do Sul), GE Leão do Mar (Balneário Camboriu) e GE Costa Esmeralda (Itapema). A atividade teve uma participação de aproximadamente 100 pessoas, entre os jovens, chefes, pais e colaboradores. As atividades desenvolvidas foram: jornada, percurso de bike, bóia-cross e etapa de ônibus, tudo orientado por cartas topográficas.

6. Quem é convidado?
Os grupos escoteiros convidados são aqueles que já têm uma história com a atividade desde a 3ª edição (quando foi aberta a participação de outros grupos). As demais participações são pelo interesse dos grupos na atividade.

7. Quais as previsões para o próximo eco?
Bom, para o próximo ECO já dei inicio no levantamento do percurso a ser realizado. Algumas atividades também já estão definidas, e no geral posso dizer que tenho o esboço traçado do próximo Eco Challenge.

8. É difícil organizar uma atividade de tal porte?
É difícil sim, até porque temos que ter uma equipe bem organizada, com cada um sabendo o que vai fazer, e hoje temos esse grupo. Eu organizo o Eco desde a primeira edição. São onze anos de atividade, que me deram experiência e conhecimento para organizar uma atividade desse porte. Alguns dessa equipe me acompanham desde as primeiras edições, por isso a equipe que organiza o ECO tem uma grande experiência.

9. A sua atividade é aguardada com ansiedade pela maioria dos seniores, como você se sente em relação a isso?
Sinto-me cada vez mais com responsabilidade de oferecer uma atividade que venha a agradar a todos, e que possa ser atraente e divertida.


Vencedores de todas as edições (à partir da 3ª edição):
2000 - GE Leões de Blumenau
2001 - GE Leões de Blumenau
2002 - GE Curt Hering
2003 - GE Leões de Blumenau
2004 - GE Brusque
2005 - GE Leão do Mar
2006 - Não foi realizado
2007 - GE Leão do Mar
2008 - GE Leões de Blumenau
2009 - GE Curt Hering

 


 Notícias e Destaques
Escotismo é vida!
A Corte de Honra!
100 anos de escotismo em Blumenau
 Fotos e Vídeos
Enxurrada no GELB
Veja mais...
Rua Pastor Oswaldo Hesse, 1701 / Ribeirão Fresco / Blumenau / SC
Fone [47] 3322.0135 / www.facebook.com/leoesdeblumenau